Mapeamento de público e renda dos playoffs 2019 do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano

Assim como publicado e divulgado na etapa regular da temporada 2019 do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano, a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) procedeu com a continuação da observação durante a fase de playoffs e Gaúcho Bowl XI. São levados em conta a comercialização de tickets para entrada nos eventos, o valor aproximado da renda bruta das vendas dos ingressos e seus respectivos preços pré-venda, mais a entrada de não-pagantes.

Os valores entre parênteses no item “ingresso R$” são os preços diferenciados cobrados pelos mandantes na data do jogo e não contabilizados no cálculo final da renda bruta.

Confira abaixo os dados da etapa de playoffs de 2019 do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano

mapeamento de fãs nos estádios

Mandante Resultado Visitante Estádio Ingressos vendidos Público total Renda (R$) Ocupação Ingresso (R$)
7-33 Plátanos 90 110 R$ 675 3,14% R$ 5 (10)*
65-0 Sesi Educação 0 120 R$ 0 40% R$ 0
20-14 Montanha 265 331 R$ 3.312,50 22,06% R$ 10 (15)*
48-8 Sesi Educação 0 200 R$ 0 66,66% R$ 0
0-40 Pucrs 317 327 R$ 5.160 15,57% R$ 15 e 20 (30)*

Comparação entre as temporadas de 2018 e 2019

Ao todo foram comercializados 672 ingressos durante a fase de playoffs, ou uma venda média de 134,4 tickets por evento (ou 224 eximido os eventos gratuitos), ao preço médio de R$ 8,50 (ou R$ 14,17 eliminado os dois jogos de entrada gratuita). Alguns times planejaram valores diferenciados para comercialização na data do evento. O Santa Cruz Chacais aumentou em 100% a comercialização de seus ingressos durante o dia do jogo, enquanto que o Bulldogs Futebol Americano ampliou em 50%. Já o Gaúcho Bowl XI teve aumento de 33,33% e 100% se comparados com os valores aplicados pela meia-entrada.

Em comparação com a temporada de 2018, houve uma queda de comercialização total de ingressos em -77,96%. O resultado também mostra queda na presença de público total, que registrou -66,56% nos estádios. Cabe ressaltar que há uma diferença de jogos entre as fases: em 2019 foram cinco jogos, em 2018 foram sete, uma diferença de dois eventos entre os certames.

A queda vertiginosa nos dados totais entre os dois playoffs indica uma falta de interesse dos consumidores durante esta etapa, mostrando uma tendência diferente, quando se espera maior presença de público nas fases finais e eliminatórias. A presença de público nos cinco jogos realizados durante os playoffs e Gaúcho Bowl XI registra 1.088 fãs, com média de 217,6 torcedores por jogo. Isso representa uma queda brusca de 41,86% se comparado com a presença de público durante a temporada regular.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, indica uma diminuição de torcedores 247,2 a menos por jogo, uma queda de 53,18%. Mesmo pagando por R$ 1,85 a menos por ticket, os fãs não compareceram aos jogos. O resultado apresenta um decréscimo no return on investiment (ROI).

Foi injetado na economia dos programas de futebol americano presentes nos playoffs aproximadamente R$ 9.174,50. Uma média arrecadada em R$ 1.829,50 ou R$ 3.049,17 fora os eventos gratuitos. Não estão contabilizados geração de renda por outros meios, como o consumo de produtos das copas dos estádios, a cobrança do estacionamento ou comercialização de itens das equipes, como: camisetas, bonés e demais souvenirs.

Playoffs de 2019
Total de ingressos: 672
Média de ingressos comercializados por jogo: 134,4 ou 224 fora os gratuitos
Preço médio por jogo: R$ 8,50 ou R$ 14,17 (fora os gratuitos)
Total de fãs: 1.088
Média de fãs: 217,6
Total arrecadado: R$ 9.174,50
Média arrecadada por jogo: R$ 1.829,50 ou R$ 3.049,17 fora os gratuitos

Playoffs de 2018
Total de ingressos: ~3.050
Média de ingressos comercializados por jogo: 435,7
Preço médio por jogo: R$ 10,35
Total de fãs: 3.254
Média de fãs: 464,8
Total arrecadado: R$ 36.150,00
Média arrecadada por jogo: R$ 5.164,28

Comparativo 2018/2019
Total de ingressos: -2.378 (diminuição de 77,96%)
Média de ingressos comercializados por jogo: -301,3 (diminuição de 69,15%) ou -211,7 (diminuição de 48,59% fora os eventos gratuitos)
Preço médio por jogo: R$ -1,85 (diminuição de 17,87%) ou R$ +3,82 (aumento de 36,9% fora os eventos gratuitos)
Total de fãs: -2.166 (diminuição de 66,56%)
Média de fãs: -247,2 (diminuição de 53,18%)
Total arrecadado: R$ -26.975,50 (diminuição de 74,62%)
Média arrecadada por jogo: R$ -3.334,78 (diminuição de 64,57%) ou R$ -2.115,11 (diminuição de 40,95% fora os eventos gratuitos)

Ocupação nos estádios

A ocupação média nos estádios durante os playoffs foi de 29,48%. Este dado indica uma diminuição de 14,02% se comparado com a temporada regular deste ano. Por outro lado, houve um aumento de 18,46% se comparadas as ocupações durante os playoffs de 2018. A grande diferença é a não presença de grandes estádios, retirado o Estádio dos Plátanos. Em 2018, os estádios 19 de Outubro (Ijuí) e Presidente Vargas (Santa Maria) receberam jogos.

Plátanos (Santa Cruz do Sul) – 1 jogo, média de 3,14%
Sei Educaçãos (Santa Maria) – 2 jogos, média de 53,33%
Montanha (Mato Leitão) – 1 jogo, média de 22,06%
Pucrs (Porto Alegre) – 1 jogo, média de 15,57%

Sábado vs domingo

Na fase de playoffs e Gaúcho Bowl XI foram três jogos realizados aos sábados, do qual totalizou a presença de 768 fãs, com uma média de 256 torcedores por parida. Já aos domingos foram dois jogos – esta foi a primeira vez na história, desde que há o mapeamento de consumo que houve menos partidas aos domingos – que somou 320 fãs totais, com uma média de 160 por jogo.

Este dado segue a tendência indicada nos anos anteriores que os sábados registram uma presença maior de torcedores em partidas de futebol americano realizadas no Rio Grande do Sul, tanto no Campeonato Gaúcho de Futebol Americano, quanto a Copa RS.

Start a Conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *